terça-feira, 19 de abril de 2011

CÓDIGO Q – SIMPLIFICADO


QAP - Na escuta. QRANome QRF - Refeição QRG – Freqüência, Canal. QRH Está havendo variação de freqüência QRI Tonalidade de transmissão QRL - Estou ocupado, não interfira
QRM - Interferência provocada por outra estação. QRN - Interferência provocada por estática.
QRO Abrir squelch ou limitador QRQ Manipular rapidamente QRS Manipular lentamente QRT - Parar de transmitir. QRU Tem alguma mensagem. QRV - Estou à disposição. QRX - Aguarde um instante que chamarei QRY Quando será a minha vez de transmitir QRZ - Quem está chamando?
QSA - Intensidade de sinais (1/1- muito fraca; 2/2- fraca; 3/3- regular; 4/4- boa; 5/5- ótima).
QSB - Sinal oscilando. QSJ Relativo a dinheiro QSL - Entendido, OK. QSO - Pedido de autorização p/ contato com outro rádio QSP - Ponte, Retransmissão de mensagem para outra estação. QSJ - Dinheiro. QSY - Transmitir em outra freqüência, Mudar de canal. QTA - Mensagem cancelada. QTC - Mensagem urgente. QTH - Local, Endereço
QTI Destino exato para onde se vai QTO - Banheiro. QTU - Turno e equipe de trabalho
QTR - Horas. TKS - Obrigado PTT Botão de toque de falar.

Código Forma Interrogativa Resposta, Informação ou Aviso
QRA Qual o nome de sua estação ? O nome de minha estação é...
QRB
A que distância aproximada está de
minha estação ?
A distância aproximada entre nossas
estações é de ... milhas náuticas (ou ...
quilômetros)
QRC
Que organização particular (ou
administração estadual) liquida as
contas de sua estação ?
A liquidação das contas da minha estação
está sob encargo particular (ou da
administração estadual) .....
QRD Onde vai e de onde vem ? Vou a ..... e venho de .....
QRE
Qual é sua hora estimada da chegada
a ..... (lugar) ?
Nota Aeronáutica: No serviço
internacional de telecomunicações
“A” é sinônimo de “sobre”.
Minha hora estimada de chegada a .....
(lugar) é ..... horas.
Nota Aeronáutica: No serviço
internacional de telecomunicações “A” é
sinônimo de “sobre”.
QRF
Está regressando a ..... (lugar) Estou regressando a ..... (lugar).
Ou
Regresse a ..... (lugar).
QRG
Qual é sua freqüência exata (ou a
freqüência exata de ..... ) ?
Minha freqüência exata (ou freqüência
exata é ..... Kc/s ou ..... MHz.
QRH Minha freqüência varia ? Sua freqüência varia.
QRI
Qual é a tonalidade de minha
emissão?
A tonalidade de sua emissão é .....
1) Boa
2) Variável
3) Má.
QRJ
Quantas conferências radio
telefônicas tem que despachar ?
Tenho que despachar ... conferências radio
telefônicas.
QRK
Qual a clareza de meus sinais (ou
de ..... ) ?
A clareza dos seus sinais (ou dos sinais
de ..... ) é .....
1) Ininteligível
2) Inteligível por vezes
3) Inteligível com dificuldades
4) Inteligível
5) Perfeitamente Inteligível
QRL
Está ocupado ? Estou ocupado ( ou estou ocupado com ...)
peço não interferir.
QRM Estou sendo interferido ? ( 1 à 5 ) Está sendo Interferido ! (1 à 5 )
Manual da Faixa do Cidadão 22
QRN Está sendo perturbado por estática ? Estou sendo perturbado por estática.
QRO
Devo aumentar a potência ?
Nota Aeronáutica: Refere-se a
comunicações.
Aumente a potência.
Nota Aeronáutica: Refere-se a
comunicações.
QRP
Devo diminuir a potência ?
Nota Aeronáutica: Refere-se a
comunicações.
Diminua a potência.
Nota Aeronáutica: Refere-se a
comunicações.
QRQ
Devo transmitir mais depressa ? Transmita mais depressa ( ... palavras por
minuto).
QRR
Está pronto para operação
automática?
Estou pronto para operação automática.
Transmita-a ..... palavras por minuto.
QRS
Devo transmitir mais devagar ? Transmita mais devagar ( ... palavras por
minuto).
QRT Devo cessar a transmissão ? Cesse a transmissão.
QRU Tem algo para mim ? Nada tenho para você.
QRV Está preparado ? Estou preparado.
QRW
Devo avisar a ..... que você o está
chamando em ..... Kc/s (ou MHz) ?
Avise que estou chamando em ..... Kc/s
(ou MHz).
QRX
Quando me chamará novamente ? Chamá-lo-ei novamente às ..... horas (em
Kc/s) (ou ... MHz).
QRY
Qual é minha ordem de vez ? É número ..... (ou de acordo com qualquer
outra indicação). (refere-se a
comunicações).
QRZ
Quem me chama ? Está sendo chamado por ... (em Kc/s ou
MHz).
QSA
Qual a intensidade de meus sinais (ou
dos sinais de ..... ) ?
A intensidade dos seus sinais (ou dos
sinais de .....) é...
1) Apenas perceptível
2) Fraca
3) Satisfatória
4) Boa
5) Ótima
QSB A intensidade de meus sinais varia ? A intensidade de seus sinais varia.
QSC Sua embarcação é de carga ? Minha embarcação é de carga.
QSD Minha manipulação está defeituosa ? Sua manipulação está defeituosa.
QSE
Qual é a deriva da embarcação ou
dispositivo de salvamento ?
A deriva estimada da embarcação ou
dispositivo de salvamento é ... (algarismos
e sistema de unidades).
QSF
Efetuou o salvamento ? Efetuei o salvamento e me dirijo a base
de ... (com ... pessoas feridas que requerem
ambulância).

Nenhum comentário:

Postar um comentário